A Seresco desenvolve a SIGEON+

A Seresco desenvolve a SIGEON+, uma tecnologia na nuvem para gerir a economia energética dos computadores.

A SIGEON (Serviço Integral de Gestão Energética de Computadores na nuvem) permite que as organizações obtenham uma dimensão significativa do consumo energético dos computadores sem ser necessário fazer grandes investimentos.

A plataforma que se lança agora no mercado ajuda a reduzir a pegada de carbono e a cumprir os objetivos ambientais. Com uma configuração simples é possível estabelecer as políticas de consumo dos computadores por intervalos horários e diferenciar entre dias úteis e não úteis. Para além disso, a sua utilização não é intrusiva com a utilização normal das infraestruturas, sendo que os utilizadores podem continuar a utilizar os respetivos computadores em qualquer momento de acordo com as suas necessidades. A SIGEON permite criar registos das políticas aplicáveis numa organização. Assim, é possível conhecer a economia obtida com a sua utilização, assim como os comportamentos habituais com os equipamentos, de modo a detetar possíveis consumos anómalos dos utilizadores. Além disso, a plataforma pode ajustar-se às necessidades específicas de cada organização, uma vez que permite gerir o consumo de energia em diferentes níveis, desde um determinado computador até um grupo de trabalho ou uma organização completa, ao controlar a ação de ligar, desligar, pausar, etc. De facto, a aplicação possui ecrãs de administrador com os quais é possível configurar parâmetros, observar o estado do sistema, aplicar políticas e analisar relatórios, e, por outro lado, ecrãs de utilizadores para ligar os computadores de forma remota.

Uma das principais características da SIGEON é a gestão económica e ambiental do equipamento informático de uma organização através de relatórios energéticos completos. A implantação e utilização desta tecnologia pode envolver uma economia de 50 € por computador, o que numa frota de 1000 equipamentos equivale a 50.000 € por ano. Para calcular concretamente quanto pode economizar cada organização com a implantação da SIGEON, a Seresco desenvolveu um simulador virtual. Da mesma forma, permite conhecer a pegada de carbono com os kg/dia que deixa de emitir para a atmosfera e as árvores que se necessitaria para a limpar.